Dia do homem


(sacanagem! *rs*)

É hoje! Parabéns macharada😀 hahahahahaha Esses dias já prestei minha homenagem visualmente reblogando um post com homens cariocas na praia, então agora nada melhor do que um post informativo…

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que a expectativa de vida do brasileiro está em 73,4 anos, sendo que para os homens é de 69,7 e para as mulheres de 77,3. Na região sul do Brasil, essa média é maior ainda, pois a expectativa de vida é mais alta. De acordo com o IBGE, os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres e apresentam mais a incidência de doenças do coração, diabetes, colesterol, câncer e hipertensão arterial.

Segundo o cirurgião cardiovascular e diretor clínico do Hospital VITA Batel, Luiz Fernando Kubrusly, problemas cardiovasculares ainda são os que mais atingem a saúde masculina e levam os homens à morte. O médico explica que as principais doenças são as ligadas à isquemia do miocárdio (diminuição do fluxo de sangue no coração), quer seja sem sintomas, que hoje pode ser diagnosticada precocemente; ou na forma sintomática, com angina de peito ou infarto agudo do miocárdio.

Alguns fatores predispõem os homens a estas doenças: alimentação rica em gorduras, sedentarismo, tabagismo e a obesidade abdominal (barriga). De acordo com Kubrusly, a obesidade abdominal é um fator de risco que é considerado tão importante quanto o tabagismo, aumentando a incidência de infartos e acidentes tromboembólicos. Para diminuir este risco é preciso manter a circunferência abdominal inferior a 100 cm, alerta.

Para o médico, a palavra chave é prevenção e qualidade de vida. Uma dieta saudável, livre de gorduras e frituras, abstinência de fumo e excesso de álcool (quantidades moderadas de bebida, como por exemplo o vinho, podem até fazer bem), associadas à prática de exercícios físicos regulares desde que com indicação e acompanhamento profissional diminuem consideravelmente a incidência de infartos e derrames. É importante salientar que pessoas pertencentes a famílias de risco, ou seja, ter pai, mãe ou familiar próximo com doença isquêmica do coração, devem ter cuidados dobrados, destaca.

Além disso, manter o hábito de uma avaliação rotineira de consultas médicas, possibilita o diagnóstico precoce, e, caso seja detectada alguma alteração, o tratamento e acompanhamento deve ser iniciado. O ideal é que, a partir dos 40 anos, o homem realize exames de sangue, eletrocardiograma (ECG) e teste ergométrico de seis em seis meses, possibilitando diagnosticar precocemente quase todo tipo de doença cardiológica. Para os que pertencem ao grupo de risco isso deve começar antes dos 40 anos, conclui Kubrusly.

Distúrbios urológicos Não são só os problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial que afetam a saúde masculina. Os homens também são vítimas de distúrbios urológicos. O médico Osni Silvestri, urologista e gerente médico do Hospital VITA Curitiba, conta que as doenças mais frequentes são a hiperplasia prostática (aumento da próstata), o câncer de próstata, a litíase urinária (pedras nos rins) e a impotência sexual. Para detectar essas alterações, são recomendados alguns exames: PSA (antígeno prostático específico), função renal, glicemia, exame de urina e dosagens hormonais, os quais devem ser feitos uma vez por ano.

Segundo Silvestri, mesmo com o fácil acesso às informações, ainda há uma certa resistência masculina na realização de consultas preventivas. O fato de procurar um médico somente quando se está com algum sintoma, pode levar, muitas vezes, a um diagnóstico tardio, dificultando o tratamento. O médico explica que se identificado na fase inicial (quando ainda não apresenta sintomas claros), o tratamento do câncer de próstata é mais simples e com grande possibilidade de cura.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. A doença mata um homem a cada 15 minutos e ocorrem cerca de 50 mil casos por ano. Também é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% das ocorrências no mundo aparecem a partir dos 65 anos. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outrosórgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta que não chega a dar sinais e ameaçar a saúde do homem, alerta.

Mais informações

Aterosclerose É o endurecimento e estreitamento das grandes e médias artérias do corpo, causado pelo acúmulo de gorduras, cálcio e fibrina nas camadas internas dessas artérias. A doença, crônica e inflamatória, pode levar a um acidente vascular cerebral (AVC), derrames e infartos. Um sintoma da aterosclerose é a angina, ou desconforto no peito, ombros, braços, pescoço, mandíbula ou costas. Quando a pessoa não sente nenhum sintoma, a aterosclerose é assintomática.

Angina de peito Também conhecida como angina pectoris, significa dor no peito. Ainda que seja o nome dado à dor que precede o infarto, a angina de peito não necessariamente ocorre nessa ocasião, podendo surgir também após a realização de exercícios físicos.

Infarto agudo do miocárdio Tem como nomes populares enfarte, infarto do coração e ataque cardíaco, ocorre quando o miocárdio sofre isquemia (não recebe oxigênio em quantidades suficientes).

Isquemia do miocárdio Ocorre quando o fluxo de sangue e consequentemente a quantidade de oxigênio que chega ao músculo é insuficiente. Uma das causas do transtorno, que pode levar à necrose (ou infarto) do tecido miocárdico, pode ser o estreitamento das artérias.

Próstata Glândula do tamanho de uma noz, que só o homem possui e que se localiza logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual. Possui grande importância na fertilização.

Exame de próstata É recomendado que se inicie aos 45 anos e se tiver história de câncer de próstata na família que se inicie aos 40 anos.

Câncer de próstata Na fase inicial não tem sintoma. Quando começa a dar sintomas, já está em fase avançada. Daí a necessidade de realizar o exame preventivo. Na fase avançada pode ter dificuldade para urinar e ter sangramento na urina.

Diagnóstico Quando há uma alteração no tecido prostático (identificado pelo toque) e alteração no exame de sangue (PSA) é indicado uma biópsia (retirados fragmentos de próstata por agulhas especiais), para estudo microscópico por um patologista.

Tratamento Se o câncer estiver na fase inicial, são indicados três tipos de tratamento: cirurgia, radioterapia e braquiterapia (agulhamento da próstata por sementes radioativas).

SUGESTÃO DE ENTREVISTA
Dr. Osni Silvestri urologista e gerente médico do Hospital VITA Curitiba.
Dr. Luiz Fernando Kubrusly cirurgião cardiovascular e diretor clínico do Hospital VITA Batel.

Fonte: Portal Comunique-se!

Ah, tem também um texto bem-humorado do Xico Sá sobre o exame de próstata😉

medo…

Nós vamos à guerra, mas fugimos de um consultório médico como o diabo da cruz. O eterno medo do macho diante de um diagnóstico.

Quando o assunto é o exame de toque, Nossa Senhora do Ó, o tabu é quase imbatível.

Só vamos ao médico à força. Na maioria das vezes arrastados pelo braço, como crianças. Graças às nossas zelosas mulheres.

Repare nos números oficiais de uma pesquisa da Secretaria de Saúde de São Paulo: 60% dos marmanjos só procuram o homem de branco quando a doença já atinge um estágio muito crítico.

O levantamento me fez lembrar a minha primeira vez no exame mais aterrorizante para a macheza latina:

-Senhor Francisco?!

-Sim…

Chegou a hora da verdade. As rotas de fuga estão obstruídas. Não há escapatória. Naquele instante, o primeiro homem de gerações e mais gerações do ramo sertanejo dos Sá Menezes seria submetido ao labiríntico mundo da procto-investigação.

Que fazer?, resigno-me, leninista rendido ao mais dialético dos toques da humanidade.

Ao adentrar o recinto, lembrei logo da infame pilhéria. “O médico introduz o dedo no respeitável cidadão e pergunta: ‘Sentes alguma coisa?’. Ao que o paciente sussurra: “Sinto que te amo.”

Recordei também de um amigo, rapaz de Serra Talhada, terra de Lampião, que era tão macho, mas macho de um jeito que usava dois sabonetes no seu banho: um Phebo para a parte dianteira e um Lux de Luxo exclusivo da traseira. “Esse contato é perigosíssimo, não se deve misturar as vocações”, dizia, no banheiro coletivo da Casa do Estudante.

Era chegada a hora. Ao sacrifício, pois. Segura na mão de Deus e vai! O simpático doutor tenta disfarçar suas feições mal-assombradas à Anthony Hopkins. Foco nas mãos do monstro. Dedos médios, mas habilidosos como um manipulador de teatro de bonecos.

“Que macho sou eu, ora bolas!”, penso, para me encorajar. O médico ordena que eu deite. Um amigo da firma me contou que a primeira vez dele havia sido na clássica posição “de ladinho”. A minha foi, napoleonicamente falando, de bruços mesmo, quase de quatro, diria.

No meu retrovisor imaginário, vejo o dublê de Hopkins colocar uma espécie de camisinha de dedo. Depois, a vaselina, o lubrificante, sei lá. E não foi com o mindinho, muito menos com o seu vizinho, coube o serviço ao matreiro fura-bolo, como no folguedo infantil.

Mas tudo dentro do maior respeito, uma escaneada tecnicamente irreparável. Como diria o bardo lusitano, apenas uma rápida bulida no meu “eu profundo e outros eus”.

Próstata em ordem, tamanho clássico de uma noz, segundo a autoridade médica, voltei para casa engajado na brigada preventiva contra esse tipo de câncer, uma das maiores causas de mortes de cavalheiros por estas plagas.

Seja homem, cabra, treine em casa, com a namorada. No mais, é seguir o conselho do filósofo Emerson, que em velho anúncio do uísque Johnnie Walker recomendava: “Faça tudo aquilo que você mais teme”.

Sinceramente, o que custa um dedinho de prosa com o seu urologista. Cuide-se, homem!

Categorias: Saúde e bem-estar | Tags: , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Kate Gale: A Mind Never Dormant

The life of a writer/editor

Biblioteca Florestan

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP

Photography Art Plus

Photography, Animals, Flowers, Nature, Sky

Logical Quotes

Logical and Inspirational quotes

Violet's Veg*n e-Comics

Virtual Vegan Comics for Children

Cafe Book Bean

Talk Books. Drink Coffee.

marioprata.net

Site oficial do escritor Mario Prata

Sabiscuit's Catalog

I can't eat biscuits, but I have a better idea ...

Eric Schlehlein, Author/Freelance writer

(re)Living History, with occasional attempts at humor and the rare pot-luck subject. Sorry, it's BYOB. All I have is Hamm's.

Through Open Lens

Home of Lukas Kondraciuk Photography

OldPlaidCamper

The adventures of an almost outdoorsman...

PROVERBIA

"Crítica Social, Lírica y Narrativa"

The top 10 of Anything and Everything!!!

The top 10 of just about anything everything, from cakes to cats and dogs to caravans. Always a laugh, always worth seeing.

Authors, Artists, Geeks, Husbands

DaniellaJoe's Blog

crochet is my favorite fiber art and my goal is to become a real artist...

Blog do Kaizen: Seu espaço de saúde e bem estar

Opinião Central

Opinião Central - seu Blog de Arte, Filosofia e Cultura Pop

Espaço Pura Luz

Portal de Conhecimento

Canal Meditação

Ensinamentos sobre meditação e espiritualidade.

Espaço Virya

Atividades físicas e psicofísicas

Matheus de Souza

Escritor, Empreendedor e Growth Hacker

CorpoInConsciência

consciência corporal corpo inconsciência integração equilíbrio resistência alongamento respiração alimentação consciência

ICI & LA NATURE PICTURES

Walk and Bike in France. www.icietlanature.com

For the pleasure of Govinda

Art and craft for the soul

In punta di piedi

Entra in punta di piedi e spia nel buco della serratura

Daily Rock Report

Because you like it hard and Loud.

Pa-Kua Minas Gerais

Escola destinada ao ensino de práticas orientais

Ambiente Consultoria

Consultor em feng shui

In the Dark

A blog about the Universe, and all that surrounds it

Humor de Mulher!

Um pouco do que gosto, sinto e penso!

Candilejas

Fotoblogueando desde Panamá

Attenti al Lupo

www.attentiallupo2012.com

Lusty Writer

Explore the fun side of the world.

Katzenworld

Welcome to the world of cats!

We. See Hope

'Expect With Confidence. Never Give Up Hope. It's Just The Beginning'

Aurora

...porque me falta espaço!

Devine Decorating Results for Your Interior

Interior design ideas, tips & tricks, plus before & after images

La Audacia de Aquiles

"El Mundo Visible es Sólo un Pretexto" / "The Visible World is Just a Pretext".-

Daily (w)rite

A DAILY RITUAL OF WRITING

Spirituality Exploration Today

Delving into the cross roads of rationality and intuition

Não Sou Exposição

Questionamentos sobre imagem corporal, amor próprio, saúde e comida.

%d blogueiros gostam disto: