A educação no Rio de Janeiro


(coloquei “no Rio de Janeiro” porque o rapaz que postou isso é carioca, mas imagino que seja assim em diversas cidades…infelizmente!)

Esse foi um comentário de status que vi no Facebook – mas vou transcrever também os comentários subsequentes, de outras pessoas – estou colocando isso tudo aqui porque hoje é um dia propício, considerando-se as eleições (e o segundo turno que se aproxima):

Eu, como professor da rede municipal de educação, me sinto ofendido com a atual campanha do Paes. Ouvir do atual prefeito que a aprovação automática acabou e presenciar a diretora do meu colégio dizer que a secretária municipal de educação estipulou uma porcentagem máxima de reprovação e apresentar o discurso de “temos que aprovar o máximo possível dos alunos do sexto ano pq recebemos uma verba alta do governo federal para o reforço escolar e temos que mostrar serviço” me dá ânsia de vômito. A atual gestão da educação do rio é uma das mais autoritárias da História. NENHUMA decisão passa por uma consulta dos servidores, tudo vem de cima pra baixo e se confunde totalmente educação com tecnologia. Além disso, os projetos são uma forma cruel de máscarar a péssima condição que os alunos apresentam, muitos desses analfabetos funcionais. Projetos esses que um professor ensina TODAS as disciplinas, num programa de curso bem reduzido e que uma das obrigações é de utilizar como ferramenta pedagógica vídeos do telecurso 2000, de produção da Fundação Roberto Marinho. Tiram esses alunos das classes regulares e com isso fazem com que eles não apareçam nas estatísticas. E, para fechar com chave de ouro, esses projetos estão inseridos na lógica produtivista e meritocrática de “valorização” dos professores. Não há aumento real, não há valorização, mas os professores disputam a tapa as migalhas das premiações por “produtividade”. Quando a escola bate o índice nas avaliações, ganhamos o prêmio. Um prefeito que entende a escola como empresa, a educação como produto e os alunos como um número não pode continuar.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Cara, que belo desabafo! É um absurdo todo esse autoritarismo e farsa que tem acontecido nas escolas! #FORAEDUARDOPAES!

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Poderia falar de vários aspectos da gestão Paes que acho problemáticos, mas na educação vejo se desenhar um painel cruel e tenebroso para os próximos anos. Esses projetos tiram os alunos repetentes, com dificuldades e com discrepância de idade em relação a série e os põe nessas turmas de projeto que explique acima. Ai, um menino ou menina que repetiu 3 vezes o sétimo ano, em um ano tem um conteúdo rasteiro e dado de forma inadequada por um professor de uma disciplina X que ministra TODAS as disciplinas ( e esse professor se sujeita a isso por que ganha mais pegando essa turma). E depois de um ano nessa turma de projeto, ele vai para o ensino médio, DIRETO! Tá tudo errado, cara.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
a escola de arte da prefeitura Calouste Gubenkian no centro, ta destruida e virou moeda de barganha, fazem um evento merda lá e tiram dos cofres publicas 1 milhão por evento, ai tu vai no banheiro não tem nem privada.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
Pelo que vejo, e vc me conta, tá foda. Transformam escola em empresa e colocam um conceito de produtividade do século passado para avaliar. Quando eu era moleque lá na escola municipal, me recordo quando começaram a fazer isso. Antes era por conceito de A a E e havia reprovação, depois, mudou para EP, S e PS e aprovação automática. Me lembro da professora questionando o tal do EP (em processo).
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
temos q lembrar q tudo isso tem um motivo: o povo sem conteúdo, idiotificado, emburrecido, fica mais fácil de ser dobrado… Como conseguir desvios de verba, supervalorização, superfaturar obras e etc, se o povo for inteligente??? é mais fácil termos essa quantidade absurda de anlafabetos funcionais que engolem qualker desculpa esfarrapada, do que ensinar esse povo todo a pensar.
Sem contar que os “incentivos” hoje servem apenas para calar a boca dos pretensos reclamosos… oras, como podem alguns se sujeitarem a fazer parte do sistema e ficarem quietos, quando reclamavam há pouco tempo por causa desse mesmo sistema?
É o que venho falando sempre: muitos têm reclamado do sistema, mas assim q têm a oportunidade, entram pra ele… acho q isso é o pior. Fica claro que a moral que tanto prega, nada mais é do que “estar de fora”…O país tem jeito… é o povo começar a estudar em casa e não só nas escolas… é o povo parar de se vender… é o povo começar a pensar, etc etc etc… difícil é fazer td isso de estômago vazio.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
temos acordo enfim Olaria a aprovacao automatica na
minha opiniao tb nao acabou!!! mas esta decisao esta nas maos dos professores!!! voce e seus colegas caso os aluno nao tenha cpndicoes de reprovar!!! ouvi de algumas professoras que tem infelizmente alguns sem compromisso algum q aprovam mesmo tudo em prol da tal bonificacao que nada mais e do que o 14 salario??? isso rola mesmo????
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
Rola. Mas pq rola? Pq muitas diretoras pressionam os professores para a aprovação. E essas diretoras são pressionadas pela SME. Não é tão simples quanto o professor querer ou não reprovar. A mudança disso virá quando a atual secretária e esse modelo adotado pela prefeitura acabar.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
porra…

sei q vc vai dizer q é fácil falar de fora, mas pressão por pressão, tds têm em tds os trabalhos / empregos… havemos de convir que passar aluno por “pressão de diretoria” é uma desculpa um tanto quanto esfarrapada… “faço pq o sistema manda”… é foda… se for pensar assim, político corrupto, policial corrupto e etc, são oq são pra não serem mortos… “sou policial corrupto, pra não levar “tiro-amigo” em incursão”… é como eu falei, fica complicado de ver q tds têm suas “desculpas” pra fazer parte do sistema e mesmo assim reclamar dele.Concordo q do jeio q está, tá uma merda, mas não vejo ninguém fazendo nada pra realmente melhorar… tentar fazer passeata pra acabar com aprovação automática/obrigatória ninguém ker (se teve, eu não vi ou não em lembro), mas pedir salário maior, lotam a rua, fazem greve e etc…
aí, vai me dizer q essa passeata deveria ser feita pelos estudantes e não pelos professores e etc etc etc… ker dizer, continua sendo cada um puxando o peixe pra si e deixando o resto se arrebentar…tá mal… tem jeito… mas ainda vaqmos ter q aguentar muita coisa antes de ver melhoras reais.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
 culpabilizar o professor por essa situação que é decorrente de uma política pública para a Educação é complicado. Claro que devemos tentar não ceder às pressões,mas o problema é muito mais complexo. Existem N formas de uma diretora que abraçou essa política da SME fuder a vida de um professor. Mas a questão que coloquei não é só sobre essa questão, vide os projetos que citei acima e a política de remuneração. Quanto a resistência a esse modelo, o sindicato vem sim fazendo campanhas frequentas sobre esses temas e tentando mobilizar a classe, mas resta aos professores se engajarem na luta sindical, o que realmente falta. Eu compro o barulho e reprovo quem não tiver condições de ser aprovado, mas o problema tem q ser visto além de uma questão individual de escolha do docente. O problema é um problema de política educacional. O que se visa com ela, a quem e o que está se querendo atender.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
aí sim… posso ter excedido no tocante ao assunto; percebi q existem outros projetos (admito q eu não conheço o sistema… oq sei, sei por vc, junior e etc…pelo q leio aki ou acolá), e q a questão da culpabilidade é ínfima…Acho q chegamos no ponto onde eu sempre tento chegar: O CULPADO NÃO INTERESSA… OQ INTERESSA É RESOLVER… claro q isso é a grosso modo, precisamos saber os culpados para retirá-los da adm pública, não permitir q voltem, e penalizar kem tiver q penalizar… prender kem tem q ser preso.
Contudo, acho q o mais importante mesmo, é fazer dar certo. é ter mais gente preocupada em arrumar as coisas e menos gente preocupado em arrumar o próprio bolso…
Veja, lala… eu não acho q o professor ganhe bem… não concordo com as políticas seguidas pela adm pública, em relação ao modo de ensino, tenho primas no sistema de ensino municipal (uma diretora de escola e a outra professora de outra escola e tals), e estou longe de culpar professores, diretores e etc, pq sei q penam pra conseguir dar aula… mas acho q precisamos de gente sapiente… gente com fibra, moral, cabeça e mais… muito mais, pra conseguirmos reverter essa situação…
chegamos ao ponto RIDÍCULO de nos espantarmos quando descobrimos q a corrupção chegava a 50%…
Enquanto tds achavam q era 10%, aceitávamos na boa (famoso, rouba mas faz).
Isso não pode mais acontecer…
Categorias: News and politics, Notícias e política | Tags: , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Kate Gale: A Mind Never Dormant

The life of a writer/editor

Biblioteca Florestan

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP

Photography Art Plus

Photography, Animals, Flowers, Nature, Sky

Logical Quotes

Logical and Inspirational quotes

Violet's Veg*n e-Comics

Virtual Vegan Comics for Children

Cafe Book Bean

Talk Books. Drink Coffee.

marioprata.net

Site oficial do escritor Mario Prata

Sabiscuit's Catalog

I can't eat biscuits, but I have a better idea ...

Eric Schlehlein, Author/Freelance writer

(re)Living History, with occasional attempts at humor and the rare pot-luck subject. Sorry, it's BYOB. All I have is Hamm's.

Through Open Lens

Home of Lukas Kondraciuk Photography

OldPlaidCamper

The adventures of an almost outdoorsman...

PROVERBIA

"Crítica Social, Lírica y Narrativa"

The top 10 of Anything and Everything!!!

The top 10 of just about anything everything, from cakes to cats and dogs to caravans. Always a laugh, always worth seeing.

gaygeeks.wordpress.com/

Authors, Artists, Geeks, Husbands

DaniellaJoe's Blog

crochet is my favorite fiber art and my goal is to become a real artist...

espacokaizen.wordpress.com/

Blog do Kaizen: Seu espaço de saúde e bem estar

Opinião Central

Opinião Central - seu Blog de Arte, Filosofia e Cultura Pop

Espaço Pura Luz

Portal de Conhecimento

Canal Meditação

Ensinamentos sobre meditação e espiritualidade.

Espaço Virya

Atividades físicas e psicofísicas

Matheus de Souza

Escritor, Empreendedor e Growth Hacker

CorpoInConsciência

consciência corporal corpo inconsciência integração equilíbrio resistência alongamento respiração alimentação consciência

ICI & LA NATURE PICTURES

Walk and Bike in France. www.icietlanature.com

For the pleasure of Govinda

Art and craft for the soul

In punta di piedi

Entra in punta di piedi e spia nel buco della serratura

Daily Rock Report

Because you like it hard and Loud.

Pa-Kua Minas Gerais

Escola destinada ao ensino de práticas orientais

Ambiente Consultoria

Consultor em feng shui

In the Dark

A blog about the Universe, and all that surrounds it

Humor de Mulher!

Um pouco do que gosto, sinto e penso!

Candilejas

Fotoblogueando desde Panamá

Attenti al Lupo

www.attentiallupo2012.com

Lusty Writer

Explore the fun side of the world.

Katzenworld

Welcome to the world of cats!

We. See Hope

'Expect With Confidence. Never Give Up Hope. It's Just The Beginning'

Aurora

...porque me falta espaço!

Devine Decorating Results for Your Interior

Interior design ideas, tips & tricks, plus before & after images

La Audacia de Aquiles

"El Mundo Visible es Sólo un Pretexto" / "The Visible World is Just a Pretext".-

Daily (w)rite

A DAILY RITUAL OF WRITING

Spirituality Exploration Today

Delving into the cross roads of rationality and intuition

Não Sou Exposição

Questionamentos sobre imagem corporal, amor próprio, saúde e comida.

%d blogueiros gostam disto: