Procon ensinando a casar…kkkk


*Editado: Publiquei estas dicas em 2013 e as segui direitinho. Me casei em set. 2015. Felizmente, não deu problema algum no nosso casamento, e nem depois (no caso de entrega de foto-vídeo, por exemplo). ENTRETANTO, mesmo tendo seguido todas estas precauções (e outras tantas!), quando voltei da nossa lua-de-mel percebi o risco gigantesco que corremos, e a sorte que tivemos. Segundo ouvimos falar, um dos sócios do buffet (que foi responsável por quase tudo na nossa festa) deu golpe em mais de 30 casais que já estavam marcados para os próximos 3 anos…era um buffet tradicional de São Paulo, em funcionamento havia décadas, localizado num bairro acima de qualquer suspeita, sem qualquer reclamação por parte dos clientes, super bem-recomendado (inclusive EU seria a primeira a indicá-lo para quem quisesse casar, porque considerando-se a relação custo-benefício dentre os diversos buffets pesquisados pela minha família era o campeão!, e de fato, no nosso casamento saiu tudo perfeito!!!), as pessoas que lá trabalhavam nunca faltaram com respeito e pareciam todas muito profissionais, enfim…foi uma pena que isso tenha acontecido (e ainda por cima saiu em rede nacional😛 ) . Às vezes, por conta da falta de caráter ou de escrúpulos de uma única pessoa, todo o restante da equipe e todos os clientes saem prejudicados😦 A moral da história é: todo cuidado é pouco. Pode ser que a reputação de um local seja excelente, nunca nada tenha dado problema, todos os clientes se mostram satisfeitos, e mesmo assim alguma coisa aconteça…

Procon ensina a evitar riscos e imprevistos na contratação de serviços e dá dicas para escolher os fornecedores para a sua festa de casamento

Apesar da correria, é preciso pesquisar detalhadamente e buscar referências antes de contratar qualquer serviço para a cerimônia de casamento. Isso porque, infelizmente, existem empresas e fornecedores que não cumprem o contrato feito com os noivos.

Uma forma de evitar surpresas desagradáveis é pedir recomendações aos amigos que já contrataram esses serviços, além de recorrer ao Procon. “Antes de fechar a contratação, os noivos podem pesquisar a situação dos fornecedores no Cadastro de Empresas no site da Fundação Procon e, claro, pedir sugestões das pessoas que já utilizaram o serviço”, sugere Patrícia Álvares Dias, assessora técnica do Procon-SP.

As redes sociais também são grandes aliadas no momento da pesquisa. Segundo Patrícia, é importante que o casal visualize o perfil do fornecedor e acompanhe, diariamente, as postagens dos noivos que já utilizaram o serviço. “Estar atento nas redes sociais do Procon também é uma maneira de verificar quais são as empresas que sofreram algum tipo de reclamação”, diz a assessora.

Patrícia sugere ainda que o casal compareça a uma festa de casamento realizada pelo serviço que pretende contratar. “Os noivos podem verificar com a empresa/serviço que está contratando se há a possibilidade de fazer uma pesquisa in loco, ou seja, acompanhar o início da cerimônia de outro casal para conferir a organização do evento, o deslocamento dos alimentos, se as flores foram colhidas no mesmo dia, entre outros quesitos”, aconselha.

A escolha dos convites

Após escolher a gráfica que fará os convites para a cerimônia, é preciso que o casal peça o croqui ou o layout dos convites antes da impressão. “É possível evitar equívocos na grafia de nomes, tipos de letras e inscrições indesejáveis ou inadequadas”, orienta o Manual dos Noivos, disponível gratuitamente no site do Procon.

Caso a gráfica não cumpra com o combinado, os noivos podem sim exigir que o trabalho seja refeito. “Na entrega dos convites prontos, verifique se está tudo conforme o combinado. Em caso negativo, o consumidor tem direito à reexecução do serviço, à restituição da quantia paga, atualizada monetariamente ou ao abatimento proporcional do preço”, afirma o manual.

No salão ou buffet

Fique atento também a todos os tópicos que estiverem no contrato. É imprescindível que você explique detalhadamente a quantidade de alimentos, tipos e cores da decoração, repertório musical e demais condições do serviço. “É extremamente necessário haver um contrato em que todos os serviços sejam especificados. E cada parte envolvida deve ter uma cópia dele”, diz Patrícia.

Caso a festa apresente algum tipo de problema, você deve formalizar por escrito também. “Se algo fugir do que foi contratado, é muito importante especificar na hora da festa, por escrito, o tipo de problema ocorrido. O documento deve conter as assinaturas do responsável pela empresa e do consumidor”, orienta o manual.

Aluguel de roupas

É normal que a loja peça um cheque calção como forma de garantia do aluguel. Mas fique atento aos itens específicados e principalmente ao valor. “A exigência de cheque caução ou nota promissória como garantia de locação é admissível desde que haja informação prévia ao consumidor, o valor seja compatível com o bem locado e mediante rigorosa verificação do objeto no ato de retirada”, orienta o Procon.

No momento da devolução, certifique-se que há um documento comprovando a entrega do vestido em perfeitas condições. “Tanto no momento da retirada quanto na entrega da roupa, é imprescindível uma vistoria das peças. Para evitar problemas, o ideal é fazer um documento, assinado entre as partes, do estado em que foram entregues e as condições em que foram devolvidas”, alerta o manual.

Fotografias e vídeos

Não há nada melhor do que registrar todos os momentos da cerimônia, mas não se esqueça de pedir referências do profissional. Para evitar maiores transtornos, o Procon sugere que o casal verifique se o álbum está incluso, quantidade de páginas, resolução das fotos e quantos profissionais cobrirão o evento. No caso das filmagens, deve ficar especificado também o tempo de vídeo.

Lista de presentes dos noivos

Segundo o Procon, após a escolha da loja para fazer a lista de presentes, é necessário verificar se o frete está incluso, se há a possibilidade de trocar presentes repetidos e as datas de entrega do produto. Informe também à loja o local exato da entrega e não esqueça de deixar algum amigo ou familiar encarregado de receber os presentes.
Fique atenta a todos os detalhes, formalize todos os serviços contratos por escrito e aproveite a festa, que com certeza, será inesquecível!

Por Ana Carolina Gabriel

Categorias: Entertainment, Food and drink, Health and wellness, News and politics, Notícias e política, People, Several things! | Tags: , , , , , , , , , , , , , | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre “Procon ensinando a casar…kkkk

  1. Pingback: Fornecedores casamento | ~~ Fiore Rouge ~~

  2. Pingback: Mais dicas de casamento | ~~ Fiore Rouge ~~

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Kate Gale: A Mind Never Dormant

The life of a writer/editor

Biblioteca Florestan

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP

Photography Art Plus

Photography, Animals, Flowers, Nature, Sky

Logical Quotes

Logical and Inspirational quotes

Violet's Veg*n e-Comics

Virtual Vegan Comics for Children

Cafe Book Bean

Talk Books. Drink Coffee.

marioprata.net

Site oficial do escritor Mario Prata

Sabiscuit's Catalog

I can't eat biscuits, but I have a better idea ...

Eric Schlehlein, Author/Freelance writer

(re)Living History, with occasional attempts at humor and the rare pot-luck subject. Sorry, it's BYOB. All I have is Hamm's.

Through Open Lens

Home of Lukas Kondraciuk Photography

OldPlaidCamper

The adventures of an almost outdoorsman...

PROVERBIA

"Crítica Social, Lírica y Narrativa"

The top 10 of Anything and Everything!!!

The top 10 of just about anything everything, from cakes to cats and dogs to caravans. Always a laugh, always worth seeing.

Authors, Artists, Geeks, Husbands

DaniellaJoe's Blog

crochet is my favorite fiber art and my goal is to become a real artist...

Blog do Kaizen: Seu espaço de saúde e bem estar

Opinião Central

Opinião Central - seu Blog de Arte, Filosofia e Cultura Pop

Espaço Pura Luz

Portal de Conhecimento

Canal Meditação

Ensinamentos sobre meditação e espiritualidade.

Espaço Virya

Atividades físicas e psicofísicas

Matheus de Souza

Escritor, Empreendedor e Growth Hacker

CorpoInConsciência

consciência corporal corpo inconsciência integração equilíbrio resistência alongamento respiração alimentação consciência

ICI & LA NATURE PICTURES

Walk and Bike in France. www.icietlanature.com

For the pleasure of Govinda

Art and craft for the soul

In punta di piedi

Entra in punta di piedi e spia nel buco della serratura

Daily Rock Report

Because you like it hard and Loud.

Pa-Kua Minas Gerais

Escola destinada ao ensino de práticas orientais

Ambiente Consultoria

Consultor em feng shui

In the Dark

A blog about the Universe, and all that surrounds it

Humor de Mulher!

Um pouco do que gosto, sinto e penso!

Candilejas

Fotoblogueando desde Panamá

Attenti al Lupo

www.attentiallupo2012.com

Lusty Writer

Explore the fun side of the world.

Katzenworld

Welcome to the world of cats!

We. See Hope

'Expect With Confidence. Never Give Up Hope. It's Just The Beginning'

Aurora

...porque me falta espaço!

Devine Decorating Results for Your Interior

Interior design ideas, tips & tricks, plus before & after images

La Audacia de Aquiles

"El Mundo Visible es Sólo un Pretexto" / "The Visible World is Just a Pretext".-

Daily (w)rite

A DAILY RITUAL OF WRITING

Spirituality Exploration Today

Delving into the cross roads of rationality and intuition

Não Sou Exposição

Questionamentos sobre imagem corporal, amor próprio, saúde e comida.

%d blogueiros gostam disto: