Estupidez


Ah, então o negócio é arrancar o braço para não correr o risco de tomar um tiro nele…(not!!!)

Risco genético faz cada vez mais mulheres retirarem mamas para prevenir câncer

Nos anos 1970, os defensores dos direitos das mulheres tinham muitas dúvidas em relação à mastectomia. Eles afirmavam que os cirurgiões – grupo que na época era formado quase que somente por homens – removiam as mamas rápido demais após o diagnóstico de câncer.

Mas hoje as coisas mudaram. Uma nova geração de mulheres exige que os médicos utilizem abordagens mais agressivas, e um número cada vez maior vem pedindo a retirada até de mamas saudáveis com o intuito de evitar o surgimento de um câncer.

Os pesquisadores estimam que até 15% das mulheres com câncer de mama – 30 mil casos ao ano – optam por retirar as duas mamas, decisão que, no final dos anos 1990, era tomada por 3% das mulheres. Aparentemente a grande maioria dessas mulheres nunca realizou testes ou recebeu aconselhamento genético e toma a decisão com base em um medo exagerado de risco de reincidência.

Além disso, os médicos afirmam que é cada vez maior o número de mulheres que pede para se submeter à mastectomia sem ter recebido diagnóstico de câncer, amparadas pela existência de um risco genético. (Essas mulheres não constam dos bancos de dados de registro de câncer, por isso seu número é desconhecido).

“O que enfrentamos é quase uma epidemia de mastectomia profilática”, afirmou Isabelle Bedrosian, oncologista cirúrgica do Centro Oncológico M.D. Anderson, em Houston. “Eu acredito que a comunidade médica tenha notado. Por que as mulheres têm optado pela cirurgia, se não temos dados que expressem essa necessidade do ponto de vista oncológico?”

Um dos motivos talvez sejam as campanhas intermináveis de conscientização que incutiram nas mulheres um medo permanente da doença. É possível que os aprimoramentos das cirurgias de reconstrução também estejam contribuindo com essa tendência, bem como o anúncio público de celebridades sobre a decisão de realizar a mastectomia preventiva.

Personalidades

Allyn Rose, 24 anos, representante do Estado de Washington D.C. no concurso Miss Estados Unidos, esteve nas manchetes recentemente, quando anunciou seus planos de remover as duas mamas após o concurso. A mãe e a avó da modelo morreram de câncer de mama. A personalidade televisiva Giuliana Rancic, 37 anos, e a atriz Christina Applegate, 41 anos, também anunciaram publicamente que realizariam a mastectomia dupla após receberem o diagnóstico de câncer de mama em estágio inicial.

“Não encontraremos outros órgãos que as pessoas retirem do corpo porque estão preocupadas em relação a uma doença”, afirmou o historiador da área médica Barron H. Lerner, autor do livro “The breast cancer wars” (2001). “Como o câncer de mama possui grande carga emocional e recebe muita atenção, eu acredito que as mulheres às vezes se sintam obrigadas a agirem da forma mais proativa possível. Essa é uma característica social da doença.”

A maior parte dos dados sobre mastectomia profilática é da Universidade de Minnesota, onde os pesquisadores estudaram as tendências de realização da mastectomia contralateral (remoção da mama saudável junto com a mama afetada) de 1998 a 2006. Todd M. Tuttle, chefe de cirurgia oncológica, afirmou que as taxas de mastectomia dupla mais que dobraram no período e essa tendência não apresentou sinais de diminuição.

A partir dessas tendências e fazendo uso de relatórios sem comprovação científica, Tuttle estima que pelo menos 15% das mulheres que receberem o diagnóstico de câncer de mama se submeterão à retirada também da mama saudável. “São as mulheres mais jovens que estão fazendo isso”, afirmou.

O risco de mulheres com câncer de mama desenvolverem câncer na outra mama é de aproximadamente 5% ao longo de 10 anos, afirmou Tuttle. Mas um estudo realizado pela Universidade de Minnesota descobriu que as mulheres estimam que esse risco seja de mais de 30%.

“Eu acredito que existam mulheres que superestimem de forma acentuada o risco de terem câncer”, afirmou.

Decisão difícil

A maioria dos especialistas concorda que a mastectomia dupla é uma opção razoável para as mulheres com risco genético acentuado e que possuam o gene de câncer de mama. Esse foi o caso de Allison Gilbert, de 42 anos, escritora do condado de Westchester, em Nova York, que descobriu o risco genético após perder a avó para um câncer de mama e mãe para um câncer de ovário.

Mesmo assim, ela adiou a decisão de realizar a mastectomia preventiva até perder a tia para uma forma agressiva de câncer de mama. Ela realizou uma mastectomia dupla em dezembro. (A escritora já havia removido os ovários).

“Eu acreditava que as mulheres de minha família não tinham como evitar a fatalidade”, afirmou Gilbert, autora do livro “Parentless parents” (2011), sobre como os pais de uma pessoa influenciam na forma como ela criar seus filhos. “Aqui tive uma oportunidade maravilhosa de saber o que tenho e de agir em relação a isso e, se Deus quiser, estarei presente mais tempo na vida de meus filhos.”

Mas ela afirma que a decisão não foi tomada facilmente. A mastectomia dupla e a reconstrução exigem uma cirurgia de no mínimo 11 horas e meia e recuperação intensa. Ela obteve aconselhamento genético, participou de um grupo de apoio e examinou suas opções.

Contudo, os médicos afirmam que muitas mulheres não estão assim tão bem informadas ao tomar a decisão. No mês passado, pesquisadores da Universidade de Michigan divulgaram um estudo envolvendo mais de 1.446 mulheres que tiveram câncer de mama. Quatro anos depois do diagnóstico, 35% pensavam em remover a mama saudável e 7% já a tinham removido.

Notadamente, o risco de reincidência de câncer não era alto para a maioria das mulheres que retiraram as duas mamas. Na verdade, os estudos sugerem que a maioria das mulheres que se submetem à mastectomia dupla nunca realiza testes ou busca aconselhamento genético.

“O câncer de mama toca muito o sentimento das pessoas, e elas percebem a mama diferentemente de um braço ou uma parte necessária do corpo que utilizamos todos os dias”, afirmou Sarah T. Hawley, professora adjunta de medicina interna da Universidade de Michigan. “As mulheres sentem que têm total escolha sobre essa parte do corpo, e dizem: ‘quero deixar o problema para trás, não quero mais ter que me preocupar’.”

Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Kate Gale: A Mind Never Dormant

The life of a writer/editor

Biblioteca Florestan

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP

Photography Art Plus

Photography, Animals, Flowers, Nature, Sky

Logical Quotes

Logical and Inspirational quotes

Violet's Veg*n e-Comics

Virtual Vegan Comics for Children

Cafe Book Bean

Talk Books. Drink Coffee.

marioprata.net

Site oficial do escritor Mario Prata

Sabiscuit's Catalog

I can't eat biscuits, but I have a better idea ...

Eric Schlehlein, Author/Freelance writer

(re)Living History, with occasional attempts at humor and the rare pot-luck subject. Sorry, it's BYOB. All I have is Hamm's.

Through Open Lens

Home of Lukas Kondraciuk Photography

OldPlaidCamper

The adventures of an almost outdoorsman...

PROVERBIA

"Crítica Social, Lírica y Narrativa"

The top 10 of Anything and Everything!!!

The top 10 of just about anything everything, from cakes to cats and dogs to caravans. Always a laugh, always worth seeing.

gaygeeks.wordpress.com/

Authors, Artists, Geeks, Husbands

DaniellaJoe's Blog

crochet is my favorite fiber art and my goal is to become a real artist...

espacokaizen.wordpress.com/

Blog do Kaizen: Seu espaço de saúde e bem estar

Opinião Central

Opinião Central - seu Blog de Arte, Filosofia e Cultura Pop

Espaço Pura Luz

Portal de Conhecimento

Canal Meditação

Ensinamentos sobre meditação e espiritualidade.

Espaço Virya

Atividades físicas e psicofísicas

Matheus de Souza

Escritor, Empreendedor e Growth Hacker

CorpoInConsciência

consciência corporal corpo inconsciência integração equilíbrio resistência alongamento respiração alimentação consciência

ICI & LA NATURE PICTURES

Walk and Bike in France. www.icietlanature.com

For the pleasure of Govinda

Art and craft for the soul

In punta di piedi

Entra in punta di piedi e spia nel buco della serratura

Daily Rock Report

Because you like it hard and Loud.

Pa-Kua Minas Gerais

Escola destinada ao ensino de práticas orientais

Ambiente Consultoria

Consultor em feng shui

In the Dark

A blog about the Universe, and all that surrounds it

Humor de Mulher!

Um pouco do que gosto, sinto e penso!

Candilejas

Fotoblogueando desde Panamá

Attenti al Lupo

www.attentiallupo2012.com

Lusty Writer

Explore the fun side of the world.

Katzenworld

Welcome to the world of cats!

We. See Hope

'Expect With Confidence. Never Give Up Hope. It's Just The Beginning'

Aurora

...porque me falta espaço!

Devine Decorating Results for Your Interior

Interior design ideas, tips & tricks, plus before & after images

La Audacia de Aquiles

"El Mundo Visible es Sólo un Pretexto" / "The Visible World is Just a Pretext".-

Daily (w)rite

A DAILY RITUAL OF WRITING

Spirituality Exploration Today

Delving into the cross roads of rationality and intuition

Não Sou Exposição

Questionamentos sobre imagem corporal, amor próprio, saúde e comida.

%d blogueiros gostam disto: