No Brasil, nomes incomuns inspiram orgulho e provocam dores de cabeça


Quando entrou na adolescência, Wonarllevyston Garlan Marllon Branddon Bruno Paullynelly Mell Oliveira Pereira fez o que qualquer pessoa constrangida e preocupada com os insultos impiedosos de seus colegas poderia fazer: ele insistiu com seus pais e com os tribunais para deixá-lo mudar de nome.

“Eu nunca tive nada em comum com Marlon Brando”, disse ele, referindo-se ao ator norte-americano do qual ele herdou parte de seu nome. Por isso, com a permissão de seus pais e do sistema judiciário brasileiro, ele reduziu seus nove nomes para econômicos quatro epítetos: Bruno Wonarleviston Oliveira Pereira.

“Eu só não queria passar a vida atrelado a algo mais complicado do que esse nome que eu escolhi”, explicou Oliveira Pereira, estudante universitário de 19 anos.

Ter um nome incomum é algo extremamente comum no Brasil. Basta dar uma olhada nas timelines de amigos brasileiros no Facebook. Ou iniciar uma conversa durante um churrasco em uma tarde de domingo. Ou simplesmente ficar na fila um cartório e ouvir um daqueles carimbadores de documentos chamar as pessoas que aguardam seus papeis ficarem prontos.

Alguns nomes ouvidos país afora são surpreendentes.

Mike Tyson Schwarzenegger Pradella. Errolflynn Paixão. Charlingtonglaevionbeecheknavare dos Anjos Mendonça, é um encanador de 31 anos que prefere ser chamado de Chacha, nome que ele pronuncia num português melódico.

Alguns acadêmicos dizem que a prática dos nomes de batismo incomuns resulta de uma tendência de manter certos países ricos em maior estima do que o Brasil, fato que levou alguns pais a escolherem nomes cuja sonoridade estrangeira soaria supostamente distinta. A tradição menos disseminada de homenagear os presidentes dos Estados Unidos produziu nomes como Abraão Lynconn Sousa Santana e Francisco Lindon Johnson Menezes da Luz Júnior. E o outro lado do espectro ideológico também está representado por nomes como Mao Tse Tung Lima de Moura.Outros estudiosos dizem que essa tendência reflete séculos de imigração, conquistas e escravidão, um processo que gerou a miscigenação das culturas indígena, africana, europeia e asiáticas e produziu uma fusão de identidades. Em um país com uma variedade de tradições musicais, que vai desde a melodiosa bossa nova até o sertanejo, especialistas em nomes também mencionaram a maneira sonora com que alguns nomes de batismo incomuns soam quando são criados pelos pais.

Um nome como Sherlock Holmes da Silva, cuja pronúncia no Brasil é “chérloqui rolmis”, certamente tem um som diferenciado.

“Se você perguntar a alguém por que eles escolheram um determinado nome, eles dizem que é por causa do som”, disse Elaine Rabinovich, psicóloga que tem explorado as práticas de atribuição de nomes de batismo no Brasil. “As pessoas que fazem isso ainda não foram cooptadas pela cultura de massa. E eu acho isso ótimo”.

Alguns países, como a Alemanha e a Islândia, regulamentam de maneira rígida os nomes de batismo que os pais podem escolher para seus filhos. As autoridades de Portugal, a antiga metrópole que governava o Brasil colônia, fornece uma lista de nomes aprovados, que exige que os pais a mantenham a tradição. Essa lista permite um nome como Neóteles, mas não Neptuno.

Mas o Brasil, onde não vigora esse tipo de impedimento, está entre os países onde a tarefa de batizar um filho evoluiu para algo semelhante a um esporte competitivo. A vizinha Venezuela também é uma das candidatas nessa disputa, com seus Stalins, Nixons, Hiroshimas, Tutankamons e Taj Mahals. Honduras tem Llanta de Milagro (Pneu Milagroso). O Zimbábue tem seus Godknows, Lovemores e Learnmores.

No entanto, o Brasil é muito mais complicado e burocrático para as infelizes almas aprisionadas com nomes indesejados. Alterar o nome de alguém no Brasil requer a aprovação de um juiz, que pode decidir se é o nome é ridículo ou ofensivo. Mas geralmente o processo é longo, trabalhoso – assim como muitas questões burocráticas no Brasil – e requer um advogado.

“A tendência dos tribunais é negar as mudanças de nome”, disse Gerson Martins, um advogado especializado em ajudar os brasileiros alterar seus nomes. “Isso é uma pena, pois muitos nomes no Brasil são pouco mais do que uma sopa de letrinhas”.

Embora algumas pessoas que foram batizadas com nomes inacreditáveis tentem mudá-los, muitos brasileiros têm prazer em ter um nome que trava línguas, faz as pessoas ficarem de boca aberta ou é motivo para iniciar diálogos.

“Eu tenho um nome maravilhoso, que faz com que eu me destaque da multidão”, disse Creedence Clearwater Couto, 34, estudante cujo nome homenageia Creedence Clearwater Revival, a banda de rock norte-americana.

“Mas quase ninguém no Brasil sabe quem são eles, e 90% das pessoas não consegue pronunciar o meu nome corretamente”, disse Couto. “Mas foram os caras dessa banda que fizeram ‘Bad Moon Rising'”, acrescentou ele, referindo-se ao sucesso de 1969. “Eu me sinto honrado por ter sido batizado em homenagem a esses gênios artísticos”.

Enquanto a elite brasileira tende a optar por nomes tradicionais em português, como Pedro, Gabriel, Julia e Carolina, a cultura popular norte-americana exerce um fascínio claro sobre amplos setores da sociedade, o que explica nomes como Oleúde José Ribeiro, um atleta aposentado cujo primeiro nome corresponde à ortografia fonética de “Hollywood”.

Não muito longe de São Paulo, uma rede de TV descobriu recentemente uma família na qual sete filhos foram batizados em homenagem a Elvis Presley: Elvis, Elvisnei, Elvismara, Elvislei, Elvicentina, Elvislaine e Elvislene.

Os novatos nesse campo podem ficar um tanto desconcertados por esses nomes.

“No Brasil, nunca pense que ele ou ela está fazendo piada com seu nome”, escreveu em seu irônico texto “Brazil: A User’s Guide”, publicado pela revista Granta, o romancista mexicano Juan Pablo Villalobos, que vive em São Paulo. “Não importa o nome que eles lhe disserem, esse será o nome real deles”.

Alguns brasileiros afirmam que a tarefa de batizar os filhos já não é tão dotada de ousadias quanto antes. Ruy Castro, colunista de jornal, observou recentemente que nomes melodiosos como Eustáquio, Pancrácio, Hermenegilda e Hilária atualmente só são encontrados em lápides.

Outros alertam que a prática de atribuição de nomes de batismo esdrúxulos aos filhos já foi longe demais e que é necessário estabelecer limites.

“Nós chegamos ao ponto em que precisamos disparar o alarme”, disse Osny Machado Neves, 73, advogado que trabalhou durante mais de 35 anos em um cartório. Espantado com os nomes com os quais ele se deparou ao longo da carreira, Neves compilou cerca de 8.000 deles em um livro.

“Às vezes, os pais não compreendem o trauma que estão provocando em seus filhos”, disse Neves, citando nomes como Colapso Cardíaco.

Fontes de inspiração variam enormemente. José Miguel Porfirio, um acordeonista de Recife, batizou seus três filhos de Xerox, Autenticada e Fotocópia, palavras que ele viu em um aviso afixado na parede de um cartório civil.

E também há Petroswickonicovick Wandeckerkof da Silva Santos, 12, um prodígio do futebol que começou a treinar no Corinthians, um dos principais times do Brasil. Mesmo em um país cheio de nomes extraordinários, o primeiro nome do menino, com 19 letras, e seu primeiro sobrenome, com 12, causaram muita surpresa.

O rapaz disse que levou algum tempo para aprender a pronunciar seu próprio nome. Seu pai, José Ivanildo dos Santos, um técnico de futebol, foi questionado repetidas vezes sobre sua escolha.

“A mulher do cartório me disse que o nome era horrível e me chamou de louco”, disse Santos, em entrevista transmitida pela TV. “Mas eu disse a ela que o nome do meu filho seria do jeito que eu queria”.

Tradutor: Cláudia Gonçalves

Categorias: Quizzes and other curious stuff | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Kate Gale: A Mind Never Dormant

The life of a writer/editor

Biblioteca Florestan

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP

Photography Art Plus

Photography, Animals, Flowers, Nature, Sky

Logical Quotes

Logical and Inspirational quotes

Violet's Veg*n e-Comics

Virtual Vegan Comics for Children

Cafe Book Bean

Talk Books. Drink Coffee.

marioprata.net

Site oficial do escritor Mario Prata

Sabiscuit's Catalog

I can't eat biscuits, but I have a better idea ...

Eric Schlehlein, Author/Freelance writer

(re)Living History, with occasional attempts at humor and the rare pot-luck subject. Sorry, it's BYOB. All I have is Hamm's.

Through Open Lens

Home of Lukas Kondraciuk Photography

OldPlaidCamper

The adventures of an almost outdoorsman...

PROVERBIA

"Crítica Social, Lírica y Narrativa"

The top 10 of Anything and Everything!!!

The top 10 of just about anything everything, from cakes to cats and dogs to caravans. Always a laugh, always worth seeing.

gaygeeks.wordpress.com/

Authors, Artists, Geeks, Husbands

DaniellaJoe's Blog

crochet is my favorite fiber art and my goal is to become a real artist...

espacokaizen.wordpress.com/

Blog do Kaizen: Seu espaço de saúde e bem estar

Opinião Central

Opinião Central - seu Blog de Arte, Filosofia e Cultura Pop

Espaço Pura Luz

Portal de Conhecimento

Canal Meditação

Ensinamentos sobre meditação e espiritualidade.

Espaço Virya

Atividades físicas e psicofísicas

Matheus de Souza

Escritor, Empreendedor e Growth Hacker

CorpoInConsciência

consciência corporal corpo inconsciência integração equilíbrio resistência alongamento respiração alimentação consciência

ICI & LA NATURE PICTURES

Walk and Bike in France. www.icietlanature.com

For the pleasure of Govinda

Art and craft for the soul

In punta di piedi

Entra in punta di piedi e spia nel buco della serratura

Daily Rock Report

Because you like it hard and Loud.

Pa-Kua Minas Gerais

Escola destinada ao ensino de práticas orientais

Ambiente Consultoria

Consultor em feng shui

In the Dark

A blog about the Universe, and all that surrounds it

Humor de Mulher!

Um pouco do que gosto, sinto e penso!

Candilejas

Fotoblogueando desde Panamá

Attenti al Lupo

www.attentiallupo2012.com

Lusty Writer

Explore the fun side of the world.

Katzenworld

Welcome to the world of cats!

We. See Hope

'Expect With Confidence. Never Give Up Hope. It's Just The Beginning'

Aurora

...porque me falta espaço!

Devine Decorating Results for Your Interior

Interior design ideas, tips & tricks, plus before & after images

La Audacia de Aquiles

"El Mundo Visible es Sólo un Pretexto" / "The Visible World is Just a Pretext".-

Daily (w)rite

A DAILY RITUAL OF WRITING

Spirituality Exploration Today

Delving into the cross roads of rationality and intuition

Não Sou Exposição

Questionamentos sobre imagem corporal, amor próprio, saúde e comida.

%d blogueiros gostam disto: