Quero ver esta série


http://pt.wikipedia.org/wiki/Vikings_(série_de_televisão)

Vikings é uma série de televisão irlandocanadense,2 um drama histórico escrito e criado por Michael Hirst3 4 para ocanal de televisão History.5 Estreou em 3 de março de 2013 nos Estados Unidos6 e no Canadá.

Filmado na IrlandaVikings teve como inspiração as histórias envolvendo o célebre viking Ragnar Lodbrok, um dos mais conhecidos heróis nórdicos, célebre em sua época como flagelo da França (Frância Ocidental, na época) e aInglaterra anglo-saxã. A série retrata Ragnar como um fazendeiro escandinavo responsável por idealizar as incursões pioneiras à Inglaterra, com o auxílio de seus companheiros guerreiros, seu irmão, Rollo, e sua esposa, a skjaldmöLagertha.

Em 5 de abril de 2013 o History renovou a série para uma segunda temporada de dez episódios,7 que estreou em 27 de fevereiro de 2014.8 9 Em 25 de março de 2014, também renovou para uma terceira temporada de dez episódios.10

A série teve como inspiração as narrativas acerca das incursões saqueatórias, comerciais e exploratórias dos nórdicosda Escandinávia da Alta Idade Média. Ela aborda especificamente os feitos do lendário chefe tribal viking Ragnar Lodbrok e de sua tripulação e família, tais como narrados por sagas do século XIII como a Ragnars saga Loðbrókar e a Ragnarssona þáttr, assim como na obra Gesta Danorum, de Saxão Gramático, do século XII. As sagas lendáriasnórdicas eram narrativas parcialmente fictícias baseadas na tradição oral escandinava, que foram escritas cerca de 200 a 400 anos após os eventos que elas descrevem. Entre outras inspirações utilizadas para a série estão fontes históricas do período, como os registros do saque viking feito a Lindisfarne, mostrado no segundo episódio da primeira temporada, ou o relato feito no século X pelo autor árabe Ahmad ibn Fadlan dos vikings do Volga. A série se passa no início da Era Viking, que teve com um dos seus marcos justamente o saque a Lindisfarne, em 793.

Primeira temporada

Ragnar (Travis Fimmel) é um jovem guerreiro viking que anseia por descobrir novas civlizações além dos mares. Juntamente com seu amigo, o hábil artesão Floki (Gustaf Skarsgård), ele constroi uma nova geração de drácares, mais velozes, e desafia o governante local, earl Haraldson (Gabriel Byrne), um homem de pouca visão, a permitir incursões no noroeste da Inglaterra, até então inexplorado por eles. Conta com o apoio de seu irmão, Rollo (Clive Standen), que cobiça secretamente a esposa de Ragnar, a skjaldmö Lagertha (Katheryn Winnick). Ragnar consegue realizar os primeiros saques vikings no reino inglês da Nortúmbria, retornando com um rico butim e o monge Athelstan (George Blagden) como seu escravo. Isto lhe rende a inimizade do rei Aelle (Ivan Kaye), e desencadeia uma série de confrontos cada vez mais violentos com o tirânico earl, que culminam com o seu assassinato por Ragnar, que o sucede no cargo.

Durante a peregrinação anual ao Templo de Uppsala, onde os diversos clãs vikings se reúnem para cultuar seus deuses, Ragnar jura lealdade ao rei dinamarquêsHorik (Donal Logue). Ragnar atua então como representante de Horik nas negociações envolvendo uma disputa de terras com o governante godo, o jarl Borg, deGötaland (Thorbjørn Harr), no decorrer das quais ele acaba por ser seduzido pela princesa Aslaug (Alyssa Sutherland). De volta à sua terra natal, Ragnar se vê diante de uma misteriosa praga que devasta sua aldeia e dizima uma grande parte de seu povo, incluindo sua jovem filha. Neste mesmo período, seu irmão Rollo, tomado pela inveja e pela ambição, acaba sendo manipulado por Borg para se aliar a ele contra Ragnar e o rei Horik e, assim, forjar sua própria glória.

Segunda temporada

O rei Horik agora está declaradamente em guerra contra o jarl Borg, que tem Rollo como seu aliado. Rollo, amargurado e enfurecido, ataca ferozmente seus inimigos no campo de batalha, matando e ferindo muitos de seus parentes e amigos, porém quando se vê diante de seu irmão se recusa a combatê-lo, rendendo-se a ele. Diante de um impasse, Ragnar, Horik e Borg fazem um pacto e decidem empreender uma expedição juntos. Rollo, condenado ao ostracismo por seus compatriotas por sua traição, aguarda o julgamento que o condenará à morte, porém acaba sendo poupado graças a um suborno de seu irmão. A princesa Aslaug surge então na aldeia de Ragner, grávida de seu filho. Humilhada, Lagertha o abandona, levando consigo seu filho, Bjorn.

Quatro anos depois, Aslaug agora é esposa de Ragnar, com quem cria seus filhos. Rollo gradualmente se tornou uma figura obscura e autodestrutiva, devido à sua vergonha, porém acaba sendo perdoado por Ragnar – embora seja proibido por ele de participar da expedição. Floki terminou de construir os navios, e a expedição tem seu início. Horik, no entanto, decidiu excluir o jarl Borg da viagem, por motivos pessoais, e obriga Ragnar a lhe dar a notícia, deixando Borg irritado e humilhado. No meio do caminho uma tempestade afasta os navios de seu percurso, e leva os vikings para Wessex, um reino governado por um monarca impiedoso, Ecbert.

Críticas

A série recebeu críticas favoráveis, no geral, após a exibição do primeiro episódio, com uma avaliação média de 70% de acordo com o site Metacritic.36 Alan Sepinwall, do HitFix, elogiou o elenco da série, especialmente Fimmel no papel de Ragnar, comentando que Vikings “não é [uma série] complicada. Ela (…) tem como base a atração inerente a este período e estes personagens para levar a história adiante.”37 Nancy DeWolf Smith, do Wall Street Journal, ressaltou o cenário e os figurinos “naturais e autênticos”, elogiando a série por, ao contrário de Spartacus, não ser uma celebração de sexo e violência, mas sim “um estudo de caráter, força, poder e (…) de um despertar social, emocional e até mesmo intelectual”.38 Hank Stuever, escrevendo para o Washington Post, acho que “[esta] nova série dramática, atraente e robusta, (…) entrega todas as cenas gráficas e sangrentas que se esperava dela”, acrescentando que ela, ao mesmo tempo, utilizava com sucesso as técnicas dos dramas da televisão a cabo, com todo o cuidado com a atuação e os roteiros e a dimensão de amplitude que remonta a séries como RomeSons of Anarchy e Game of Thrones, e que até mesmo a maneira com que a série enfatiza “um senso de orgulho e nobreza neste bando de brutos” serviria para refletir mais uma iteração de Tony Soprano“.39 Neil Genzlinger, no New York Times, louvou a cinematografia “impressionante” e a performance dos atores, especialmente de Fimmel, comparando a série favoravelmente a Game of Thrones e Spartacus devido à ausência de nudez gratuita.40

James Poniewozik, na revista Time, comentou que o conflito de gerações relativamente simples que permeia a série não tem nem de longe a ambição narrativa de um Game of Thrones, ou as sutilezas políticas de Rome, ou tampouco a habilidade com que estas obras lidam com os diálogos, mas que ela consegue obter um resultado muito positivo quando comparada com as “histórias de tablóides” de séries como The Tudors e The Borgias. Poniewozik conclui que o maior dos arcos na trama de Vikings fala mais sobre “forças históricas” do que sobre seus personagens, que não seriam por si só tão complexos.41 Clark Collis, da Entertainment Weekly, elogiou a performance do elenco, porém considerou que Vikings era uma “espécie de bagunça”, à qual faltava a intriga de The Tudors e Game of Thrones.42 Brian Lowry, na Variety, criticou duramente a série, chamando-a de “uma versão mais simplória de Game of Thrones“, considerando, no entanto, que ela conseguia atingir “um nível de atmosfera e ímpeto que fazia com que ela funcionasse como uma diversão leve.”43 No San Francisco Chronicle, David Wiegand se disse desapontado pelo “andamento glacial” da série e pela sua falta de ação, bem como pela “direção frouxa e um roteiro fanfarrão”, embora tenha apreciado as performances e os personagens.44

Categorias: Entertainment | Tags: , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Kate Gale: A Mind Never Dormant

The life of a writer/editor

Biblioteca Florestan

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP

Photography Art Plus

Photography, Animals, Flowers, Nature, Sky

Logical Quotes

Logical and Inspirational quotes

Violet's Veg*n e-Comics

Virtual Vegan Comics for Children

Cafe Book Bean

Talk Books. Drink Coffee.

marioprata.net

Site oficial do escritor Mario Prata

Sabiscuit's Catalog

I can't eat biscuits, but I have a better idea ...

Eric Schlehlein, Author/Freelance writer

(re)Living History, with occasional attempts at humor and the rare pot-luck subject. Sorry, it's BYOB. All I have is Hamm's.

Through Open Lens

Home of Lukas Kondraciuk Photography

OldPlaidCamper

The adventures of an almost outdoorsman...

PROVERBIA

"Crítica Social, Lírica y Narrativa"

The top 10 of Anything and Everything!!!

The top 10 of just about anything everything, from cakes to cats and dogs to caravans. Always a laugh, always worth seeing.

Authors, Artists, Geeks, Husbands

DaniellaJoe's Blog

crochet is my favorite fiber art and my goal is to become a real artist...

Blog do Kaizen: Seu espaço de saúde e bem estar

Opinião Central

Opinião Central - seu Blog de Arte, Filosofia e Cultura Pop

Espaço Pura Luz

Portal de Conhecimento

Canal Meditação

Ensinamentos sobre meditação e espiritualidade.

Espaço Virya

Atividades físicas e psicofísicas

Matheus de Souza

Escritor, Empreendedor e Growth Hacker

CorpoInConsciência

consciência corporal corpo inconsciência integração equilíbrio resistência alongamento respiração alimentação consciência

ICI & LA NATURE PICTURES

Walk and Bike in France. www.icietlanature.com

For the pleasure of Govinda

Art and craft for the soul

In punta di piedi

Entra in punta di piedi e spia nel buco della serratura

Daily Rock Report

Because you like it hard and Loud.

Pa-Kua Minas Gerais

Escola destinada ao ensino de práticas orientais

Ambiente Consultoria

Consultor em feng shui

In the Dark

A blog about the Universe, and all that surrounds it

Humor de Mulher!

Um pouco do que gosto, sinto e penso!

Candilejas

Fotoblogueando desde Panamá

Attenti al Lupo

www.attentiallupo2012.com

Lusty Writer

Explore the fun side of the world.

Katzenworld

Welcome to the world of cats!

We. See Hope

'Expect With Confidence. Never Give Up Hope. It's Just The Beginning'

Aurora

...porque me falta espaço!

Devine Decorating Results for Your Interior

Interior design ideas, tips & tricks, plus before & after images

La Audacia de Aquiles

"El Mundo Visible es Sólo un Pretexto" / "The Visible World is Just a Pretext".-

Daily (w)rite

A DAILY RITUAL OF WRITING

Spirituality Exploration Today

Delving into the cross roads of rationality and intuition

Não Sou Exposição

Questionamentos sobre imagem corporal, amor próprio, saúde e comida.

%d blogueiros gostam disto: