Livros


Havia listado alguns livros que andava lendo. Bem…terminei o Magicians, o Gigante Enterrado, o Ocean at the end of the lane e, de quebra, o livro novo do meu Adônis, Lúcifer e a conspiração dos arcanjos (cujas primeiras três partes foram publicadas no blog dele – dá para ler aqui, aqui e aqui, respectivamente! O legal de ler no blog são as figuras, hehehehhehe).

De todos esses, o único que não gostei (e olha que é a primeira parte de uma trilogia, hein!) foi o The Magicians. Da série que está passando no canal Syfy. Um horror, e olha que li no original! Não dá nem pra culpar alguma suposta tradução tosca 😛 Pela primeira vez na história, não irei atrás das continuações – geralmente, quando o livro é ruim, leio até o final por curiosidade (vai que fica melhor no final, né??), e quando o final não é final de verdade, porque o livro tem parte 2, 3, 4…, pior ainda! Costumo ler todos os outros até o final mesmo. Pra vocês terem uma ideia de como esse livro é ruim…nem curiosidade deu. Meh. Tem ideias muito boas, mas o estilo, o modo como foi desenvolvido…nah. É uma espécie de Harry Potter adulto, sem rumo e desiludido. Não funcionou, pelo menos pra mim.

Em compensação, eu estava me coçando de curiosidade para ler a obra do gato!!! Ele começou a escrever este livro antes de nos conhecermos – não me lembro mais, depois pergunto de novo pra ele, mas acho que começou a escrevê-lo em 2010…não me lembro quando ele permitiu que eu lesse o que havia escrito, deve ter sido em meados de 2012! Ele tinha escrito uns capítulos e parou, do nada. Disse que estava sem ideia de como continuar. Foi escrever A Nova Teogonia (ambas as partes, diga-se!), e pufff! Simplesmente ignorou o Lúcifer e seus amiguinhos…uma baita sacanagem para quem, como eu, estava lendo! Pior: parou num momento cheio de tensão e crucial do livro!!! arghghghgh Agora posso respirar aliviada, tendo terminado de ler as 191 páginas 🙂 É um livro meio catequizante às avessas (leiam pra saber do que estou falando…), mas apesar de querer nos des-doutrinar nos doutrinando :P, é bem divertido, questionador e muito bem escrito! Sem contar que o Trevinhas (Lúcifer) é o alter-ego do gato 😉

Do Kazuo Ishiguro eu tinha lido o clássico, The remains of the day (conhecido por aqui por conta do filme, Os vestígios do dia, com o Anthony Hopkins e a Emma Thompson). Nem precisaria falar que o livro é um milhão de vezes melhor que o filme, mas não custa reforçar. Eu queria muito ler mais coisas dele, mas apesar de ter comprado e começado a ler Never let me go (Não me abandones jamais), não o achei suficientemente interessante e guardei-o no armário. Como ele passou 10 anos sem escrever mais nada, resolvi dar outra chance e comecei a ler O Gigante Enterrado (na falta de encontra-lo em Inglês, li na versão em Português mesmo, da Companhia das Letras) :

Caso queiram conferir, as 12 primeiras páginas do livro foram disponibilizadas em PDF aqui. Eu já havia dito: livro estranho. Muito estranho. Tem dois protagonistas: um casal de velhinhos. Só se sabe o apelido dele: Axl. A velhinha é denominada por ele o tempo todo por “Princesa”. É meio enfadonho no início (fica bom mesmo quando eles decidem sair de onde estão e encontram outros personagens…), e você fica perdidinho. Claro que isso é comum no começo da maioria dos livros e filmes, até começar a se contextualizar, mas aqui especificamente você fica mais! Não dá pra localizar a narrativa no tempo nem no espaço, apesar das dicas que o autor vai dando…até um certo trecho já bem mais avançado no livro! E tem a questão da morte, e da perda de memória coletiva, que é muito bizarra…não que as repostas a estas questões sejam menos bizarras *rs*, mas pelo menos você fica sabendo em que universo está e quais são os pressupostos dele 🙂 Então eu diria que é isso: você fica perdidinho do começo ao fim, acha tudo muito estranho, mas é poético e sensível ao extremo e, ao final, vale muito a pena ter lido.

Relendo agora a descrição do Ishiguro percebo que o livro do Neil Gaiman (The ocean at the end of the lane, em português: O oceano no fim do caminho) também se encaixaria nela. Bizarro, poético, questão da memória, da morte, sensível ao extremo e vale muito a pena ser lido. A diferença é que ele tem momentos irônicos e engraçados até, e te localiza muito bem do início ao fim, você não se sente nada perdido, acha inclusive extremamente realista a narrativa até que…não! Tem quem o classifique como literatura infantil…! *risos* Quanta ingenuidade…a única coisa infantil do livro são os protagonistas: Lettie Hempstock tem 11 anos de idade, o protagonista (nem sei se é mencionado o nome dele, acho que não) tem 7, e a irmã dele deve ter seus 5 anos. A narrativa, porém, é contada em flashback pelo protagonista aos 40 e poucos anos de idade…procurando mais dados a respeito do livro, acabei de descobrir que vai ter filme deste livro em 2017. Os direitos foram comprados pelo Tom Hanks. Quero só ver como vai ficar…que medo (de arruinarem a história!).

Continuarei lendo as Best ghost stories, Snow Queen and other winter stories, Breakfast at Tiffany’s (conhecido pelo filme com a Audrey Hepburn, Bonequinha de luxo) e, agora que finalmente o tenho em mãos, também The invasion of the Tearling. Tô dando um tempo no Mário de Sá Carneiro e em outras leituras do tipo deprê, por razões óbvias. Ah, esqueci d’A quinta onda…vai ficar na fila, junto com tantos outros!

Anúncios
Categorias: Books/Livros | Tags: , , , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

BaileyBee

The Hive

Chairybomb

Honest Furniture Reviews

ricardo barros elt

Thinking and Living English

BA -VISUAL LESSON PLANS

for English teachers.

viralelt.wordpress.com/

Viral Videos for Higher Level ELT | Ian James | @ij64

Progressive Transit

For better communities and a higher standard of living...

Josh, Naked

A mental birthday suit

colossalvitality

Just another WordPress.com site

Arty Coyote

The most distilled possible form of liberation.

sindhuspace

Claiming the better half for women in a Man's World

Cybele's Haus of Digital Pain

kismetly crestfallen

Amanda Ricks

Severely Magical Things, Surprisingly Wise Quotes, Social Media Marketing delights, Surprising Lives, and a bit of Life Stuff too.

CamiNique

Blog literário

Logical Quotes

Logical and Inspirational Quotes

wolf4915

Writing, Photography, Digital Art, Painting + News!

Le Blog BlookUp

Imprimez et transformez vos contenus digitaux, blogs et réseaux sociaux, en magnifiques livres papier sur blookup.com

MakeItUltra™

Psychology to Motivate | Inspire | Uplift

Jornal Acorda Getúlio

Os alunos fazem a escola

Kate Gale: A Mind Never Dormant

The life of a writer/editor

Biblioteca Florestan

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP

Photography Art Plus

Photography, Animals, Flowers, Nature, Sky

Logical Quotes

Logical and Inspirational quotes

Violet's Vegan Comics

Virtual Vegan Comics for Children

Cafe Book Bean

Talk Books. Drink Coffee.

marioprata.net

Site oficial do escritor Mario Prata

Sabiscuit's Catalog

I can't eat biscuits, but I have a better idea ...

Eric Schlehlein, Author

(re)Living History, with occasional attempts at humor and the rare pot-luck subject. Sorry, it's BYOB. All I have is Hamm's.

Through Open Lens

Home of Lukas Kondraciuk Photography

OldPlaidCamper

The adventures of an almost outdoorsman...

PROVERBIA

"Crítica Social, Lírica y Narrativa"

Top 10 of Anything and Everything!!!

Animals, Gift Ideas, Travel, Books, Recycling Ideas and Many, Many More

gaygeeks.wordpress.com/

Authors, Artists, Geeks, Husbands

DaniellaJoe's Blog

crochet is my favorite fiber art and my goal is to become a real artist...

espacokaizen.wordpress.com/

Blog do Kaizen: Seu espaço de saúde e bem estar

Opinião Central

Opinião Central - seu Blog de Arte, Filosofia e Cultura Pop

Ramona Luz Yoga

Portal de Conhecimento

Canal Meditação

Ensinamentos sobre meditação e espiritualidade.

%d blogueiros gostam disto: